segunda-feira, 30 de junho de 2008

Nasce um vulcão


Imagine você cuidando de sua plantação de milho tranquilamente quando de repente bem ali no meio, abre um buraco no chão, começa a jorrar lava e cinzas e, continua assim ininterruptamente por mais 9 anos!

Isso foi o que aconteceu em 1942 perto do povoado de San Juan de Parangaricutiro. Nascia ali um dos vulcões mais novos do planeta. Depois de 9 anos jorrando lava e cinzas sem parar, o vulcão adormeceu com seu cone elevado em 424 metros acima de um mar de lava negra que se estende por 25km² ao seu redor.
Felizmente ninguém morreu nem ficou ferido, houve tempo para todos os 4000 moradores do povoado fugirem, mas a visão do mar de lava ao pé do vulcão impressiona.

No meio do mar de lava sobreviveu a ruína da igreja matriz do povoado. A imagem ajuda a ter noção de como as coisas ocorreram. Vale a pena visitar. Fica perto de Uruapan em Michoacán.


Um comentário:

Anônimo disse...

eh realmente impressionante como a natureza impoe sua presenca quando ocorre estes fenomenos, somos NADA perante seu poder... Mostrar estes locais nos faz mais conscientes de nossas responsabilidades perante o mundo! Vamos todos cuidar deste pequeno planeta em que vivemos, e deixa-lo pelo menos do mesmo jeito qdo o deixarmos... Espero!!.. Pelo bem das proximas geracoes!!! Beijos, :-)