sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Hasta La Vista Baby!

Foram quase 8 meses de México.

Praqueles que me acompanharam, espero poder ter passado informações úteis e curiosidades interessantes sobre a terra dos Astecas.

Foram também os 8 meses mais difíceis de minha vida, por diversos fatores mas principalmente pela distância da minha família e de meus amigos.

E não pára por aí. Depois de uma folga pras festas de final de ano, devo continuar vindo ao México por mais alguns meses. O projeto ainda tem alguns meses pela frente...

Mas provavelmente não terei mais espaço na agenda, nem assuntos interessantes para tratar neste blog, então acho que o "fecharei".

A experiência de escrever para vocês, meus poucos mas caros leitores, foi muito enriquecedora pra mim. Além de ter ajudado a driblar um pouco da solidão.

Espero que vocês tenham gostado!

¡¡¡Feliz Navidad y Próspero Año Nuevo a todos Ustedes!!!

Fui!!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Noche de Muertos - Epílogo

Vocês já devem estar notando que tirei estes dias pra falar deste evento.

Esta também é uma estratégia pra não tornar os posts compridos e maçantes demais. Um pouco por dia deve ser o lema do bom bloggueiro....

Continuando na noite de mortos: Eu fui visitar a ilha de Janitzio, que fica em Pátzcuaro no estado de Michoacán. Lá onde se concentra o principal das festividades da noite de mortos, que ocorre na madrugada do dia primeiro pro dia dois.

Muita gente! Muita gente mesmo! Mas dá pra sentir no ar o respeito pela data e tradição.

Sempre tem é lógico aqueles que bebem demais e atrapalham a ordem, mas de maneira geral, uma festa bastante calma pelo tanto de gente que se aglomera.

Agora chega de falar dos mortos. A partir dos próximos posts volto a falar dos vivos, ok?

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O nome do Pai

Não sei se já comentei sobre isso. Em todos os casos, aí vai.

Aqui no México, diferentemente do Brasil, o sobrenome materno vem depois do paterno.

Então o seu último sobrenome é o sobrenome paterno de sua mãe. O primeiro é o do seu pai.

E isso é uma regra bem estabelecida. Não pode fazer diferente. Se alguém tem um sobrenome apenas, é porque não tem pai.

Aí podemos pensar: Então o nome da família se perpetua a partir das filhas e não dos filhos? Mais ou menos. Quando uma mulher se casa, ela perde o sobrenome materno e adota o sobrenome paterno do marido, com um "de" na frente.

Complicado? Vamos exemplificar:

José Avila Sanchez (Avila = Sobrenome paterno, Sanchez = Sobrenome materno)

Namora com:

Guadalupe Ordaz Pintor (Ordaz = Sobrenome paterno, Pintor = Sobrenome materno)

Quando casarem, o nome dele continua, mas o dela mudará para:

Guadalupe Ordaz de Avila (Reparem que o "de" indica que ela é casada com alguém da família Avila. Então no México, se uma mulher não tem o "de" entre os sobrenomes, não é casada).

Quando tiverem um filho, digamos, Francisco, se chamará:

Francisco Avila Ordaz

Confuso pra gente né? Tem gente aqui que tem 2 sobrenomes iguais, por exemplo, Francisco Pintor Pintor. No brasil ele certamente ganharia apenas um sobrenome, mas aqui no México isso poderia ser interpretado como se ele fosse filho de mãe solteira, então mantém-se os dois sobrenomes.

Não sei se é assim também na Espanha ou em outros países latinoamericanos. Alguém tem mais informação?

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Noche de Muertos - Parte II

Ainda sobre a noite de mortos...

Como ela acontece próxima do dia 31 de outubro, que é Haloween, eles aproveitam pra enfeitar tudo com muitas caveiras, bruxas, fantasmas e etc. As crianças se fantasiam e saem pedindo moedas em abóboras escavadas. Tem todo um comércio paralelo de artigos para a festa. Fica divertido.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

La Quebrada

Quando em Acapulco, não deixem de visitar a pedra da "La Quebrada".

É uma formação rochosa à beira do mar de cerca de 45 metros de altura de onde alguns saltadores nativos pulam para o público. O salto é especialmente perigoso pois o pedaço de mar onde eles caem é muito estreito, e dependendo da maré, pode significar morte certa.
Porisso os saltos ocorrem apenas em horas específicas do dia, e variam dependendo da época do ano.

É uma das atrações mais famosas da cidade, e foi eternizada naquele filme do Elvis: "O Rei de Acapulco".

sábado, 13 de dezembro de 2008

Noche de Muertos - Parte 1

Aqui no México o 2 de novembro é o dia de mortos.

É uma comemoração tradicional e folclórica que se repete por todo o país. Em todos os lugares ocorrem festas típicas e cerimônias religiosas. Muita celebração.

Mas o que está por trás é muito simples: É a data onde eles prestam homenagem aos seus mortos.

Em todas as casas e estabelecimentos comerciais eles criam altares enfeitados com flores, fotos dos parentes falecidos, oferendas e velas.


O resto são brincadeiras e festas pois aqui a morte não é encarada como um final, mas apenas uma passagem, e como tal, não deve ser tão sinistra e feia como muitos países ocidentais gostam de fazer parecer.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Acostumbrandose

É incrível o poder de adaptação do ser humano.

Aliás, é este poder que nos trouxe até onde chegamos atualmente. Nenhuma espécie animal conseguiu se adaptar em tantas partes distintas do globo terrestre como o ser humano. Acho que nem as formigas e as baratas.

A gente é como praga!

Digo isso pois, depois de pouco mais de seis meses de méxico, ouvi a seguinte frase de um colega brasileiro: "Vamos ser sinceros, aqui no México eles comem bem pra caramba!".

Isso veio da boca de um cara que seis meses atrás estava quase desistindo, passava mal com tudo que comia e reclamava de tudo. Nada estava bom aqui no México.

Aí fui me lembrando de como estávamos então, e como estamos hoje, e pude concluir que para nos adaptarmos na vida, é apenas uma questão de tempo.

Pra todos aqueles que já mudaram de bairro, cidade, estado ou país, tentem lembrar-se de quantas coisas que antes pareciam estranhas, feias ou ruins e hoje fazem parte de suas vidas.

É isso aí. Estamos nos acostumando.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Es Navidad!

Bom, pra entrar no espírito natalino, mesmo estando à distância vale tudo.... Até pendurar bonequinho do Santa Claus na porta do quarto do hotel.....

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Inodoro uma ova!

Eu peço licença praqueles mais fluentes no idioma castelhano. Mas essa era novidade pra mim.

Veja o detalhe do banheiro do avião da Aeroméxico:


Inodoro? Tá bom!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A crise está por aqui

Falar da crise...

Bom, a crise aqui pegou em cheio nossa indústria. Assim como no Brasil.

Mas no dia a dia sinto que aqui no México as coisas estão também parecidas com o Brasil. Os hotéis e restaurantes com frequência normal. Supermercados cheios de clientes e de mercadorias natalinas idem.

Pode ser que seja efeito das festas de final de ano, pode ser que a partir de 2009 é que os efeitos se farão sentir.

A verdade é que ninguém sabe direito ainda qual o tamanho do bicho. A profundidade do poço.

Nos próximos dias as demissões devem começar. Aí talvez tenhamos uma noção melhor dos impactos da crise no mercado pois aqui o comércio da cidade gira principalmente em torno da siderúrgica, e no momento que isso acontecer que a gente vai ficar sabendo de verdade o tamanho do buraco.

Enquanto isso, a sensação é de que no México por enquanto a crise também tá só fazendo marola....

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Um mês distante

É verdade,

Realmente este negócio de Blog é difícil.
Talvez pra quem já tinha o hábito de manter um diário, onde todo dia escrevia algo, seja mais fácil.
Pra gente onde esta é apenas uma atividade "lateral" a mais além de todas as outras que você tem que correr atrás pra fazer acontecer, fica mais difícil.
Não me levem a mal, não estou desprezando a importância deste Blog. Pra mim ele tem me ajudado a manter contato com vocês durante meu período aqui no México. E isso é muito importante.
Mas, com toda essa correria, prazos, revisões de orçamento, crise financeira, problemas pra lá e pra cá, a gente acaba priorizando outras coisas, e sabe como é, este blog acabou ficando um pouco de lado.

Mas vou tentar melhorar. Pelo menos nestas duas semanas que antecedem as semanas de festas de final de ano.

Aí sim este Blog entra de férias oficiais...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sabor de Brasil.

Por mais incrível que possa parecer, aqui em Lázaro Cárdenas tem uma churrascaria típica brasileira. O Campeiro.

Quando a primeira equipe do projeto desembarcou por aqui, lá pelos idos de abril, eles foram a este restaurante e saíram reclamando bastante.

Depois disso ninguém mais voltou lá. Novas pessoas entraram na equipe, eu inclusive, e por influência desta primeira infeliz experiência, nunca fomos no tal do restaurante brasileiro. Como se fosse uma fraude. Um desrespeito ao nosso tradicional churrasco tão melhor que os mexicanos.

Bom, outro dia, por falta de opção num sábado chuvoso, decidimos experimentar o restaurante.

Grata surpresa. Nada do outro mundo, mas uma churrascaria rodízio com uns pôsteres antigos do Brasil, faca tramontina de cabo de madeira, caipirinha de cortesia, feijão preto, aquela farinha pra churrasco, e umas carnes feitas na brasa que tentam imitar os cortes do brasil.

Veja bem, se você sai do Brasil e na mesma semana vai almoçar ali, certamente vai reclamar, dizer que é ruim e coisa e tal.

Mas depois de duas semanas direto no México, e quase seis meses mais aqui do que aí, tudo no restaurante adquire um significado especial, o feijão fica mais saboroso, a caipirinha especial e a carne saborosa e macia.

Saímos do restaurante com um sabor de arrependimento por não ter vindo antes e vontade de voltar mais vezes.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Extorsiones Telefônicas

Às vezes a gente bate com uma ou outra coisa igual a que temos no Brasil e fico me perguntando quem é o exportador e quem é o importador.

Tem uma música do Soda Estereo, um conjunto argentino muito popular também aqui no México chamada "De Musica Ligeira" que eu jurava que era do Capital Inicial (À sua Maneira)... Nessa a gente importou.

Outro dia topei com um aviso alertando sobre "extorsiones telefonicas". Achava que este golpe era fruto da criatividade criminal brasileira, carioca da gema. Produto de consumo apenas para o mercado interno.

Mas agora estou em dúvida. Não sei mais se estes golpes também não foram importados...

É a tal da globalização.....

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Parquímetros.

Pelo menos aqui no México, os velhos e bons parquímetros continuam resistindo às chuvas e trovoadas do tempo e da tecnologia.

Estes aqui são lá de Acapulco. Coloquei num deles uma moeda de 1 peso, e ele fez aquele barulhinho bacana de corda de relógio: Funciona!
Foram feitos para durar. Não sei quanto tempo têm, mas pela aparência diria que são muito mais antigos do que se esperava.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Programa de Turista

Um dos objetivos deste blog é dar a você, fiel leitor, dicas de lugares a visitar e coisas a fazer quando de sua visita ao México....

Bom, na cidade do México não deixe de fazer o passeio naquele ônibus de dois andares que é aberto em cima.

Aliás, não sei porque São Paulo não tem um desses. Fiz este passeio em Londres, Nova York e México, e posso dizer que São Paulo poderia muito bem oferecer um desses aos seus parcos turistas.

Cidade do México é realmente muito bonita e bem cuidada, pelo menos no circuito turístico, que é o que interessa aqui, não?

A dica é a seguinte: Mantenha a cabeça e os braços abaixados para não acabar decapitado e, sobretudo, não faça o passeio se estiver com sono....

O guia da foto estava brincando com o perigo....

sábado, 25 de outubro de 2008

Horario de Verano

Até semana passada, aqui no México estávamos no horário de verão, e no Brasil não. Aí a diferença era de 2 horas, ou seja, 19:00hs no México = 21:00hs no Brasil.
Aí semana passada começou o horário de verão no Brasil. Os relógios lá foram adiantados em uma hora, e a diferença aumentou.
Bom, pra piorar, hoje terminou o horário de verão aqui no México, e a diferença aumentou em mais uma hora: Quando eu começar a trabalhar no México, às 8:00hs, já será hora do almoço no Brasil: 12:00hs. Quando sairmos do trabalho às 19:00hs aqui, já será 23:00hs no Brasil!

Vai ser mais difícil ainda acordar de manhã na semana que estiver no Brasil.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Jalar la Palanca

Às vezes um bordão vale mais pela sonoridade do que por qualquer outra coisa.

É que nem o tal do "Tapa na Pantera". Eu mesmo nunca assisti ao tal do vídeo no Youtube, mas o bordão ficou....

Estou lançando hoje um novo bordão: "Jalar la Palanca".

Minha proposta é que seja uma versão castelhana para o nosso "Chutar o Balde".

Um dia que tive que ir às pressas ao consulado Brasileiro na Cidade do México para conseguir uma autorização para o Danilo viajar. No banheiro topei com esta frase e achei super legal.

Então ficamos assim, se por acaso você estiver cansado, de saco cheio, não tenha dúvida, a saída é:

Jalar la Palanca!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Telefones Públicos.

Não me lembro direito o que foi. Não sei se foi pelo excesso de exigências do governo ou se pelo desinteresse das concessionárias, mas no processo de privatização das telecomunicações no Brasil nossos telefones públicos permaneceram mais ou menos do mesmo jeito....

A foto acima tirada em Acapulco nos dá uma idéia do que poderia ter acontecido se tivesse sido diferente.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Se compra Loca.

Essa é da Sandra.

Quando esteve aqui no México ela que não nega o sangue danou a tirar fotos. De tudo e de todos...

Algumas simplesmente porque eram muito esquisitas, como esta abaixo:

Já perguntei pra alguns mexicanos que não souberam dizer do que se trata.

Se alguém souber, por favor nos avise.

domingo, 19 de outubro de 2008

Numa tarde de domingo...


Aqui não tem muita coisa pra se fazer nos finais de semana.

O que não é problema se você está na sua casa com sua família. Mas quando você está sozinho em hotel e coisa e tal, o ócio vai aborrecendo você....

Bom, quando não resta nada mais, a gente vai no Sotavento. Um restaurante à beira da praia bem ajeitadinho, toalha na mesa, pratos bem preparados a um preço justo, um cantor de música rancheira engraçado e aquele cheiro de maresia que tranquiliza...

Não é nada de mais, mas é um programa honesto pruma tarde de domingo em Lázaro.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Hang Ten.

Essa é pra quem tem mais de 40.

Lembram da "Hang Ten"? Será que foi a primeira surfwear a pisar em solo brasileiro? Lembram das pranchinhas de acrilico que pendurávamos no pescoço?

Eu achava que isso fazia parte da história, mas não, eis aqui no México prova viva de que a Hang Ten continua ativa sim senhor!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

1 x 1

Esta é para a seção de idéias boas que a gente poderia copiar.

Para cruzamentos apertados de ruas de apenas uma mão, onde não compensa ter semáforo, mas que de vez em quando pode dar uma pequena congestionada, o México trouxe uma idéia simples e inteligente:

Esta placa "1 x 1" quer dizer o seguinte: um de cada rua por vez, assim não tem perigo de que apenas os fominhas de uma das ruas passem, e os motoristas da outra fiquem a ver navios.
Simples, mas eficiente. Pelo que pude ver, o pessoal respeita e aplica a regra de um de cada vez.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Julieta Venegas

Certa vez um de nossos fiéis leitores pediu que este blog desse dicas de músicas mexicanas.

Não tenho tido tempo de pesquisar muito esta parte, mas de vez em quando a gente tromba com alguns achados interessantes.

O primeiro que realmente me chamou a atenção, ou melhor, o segundo pois o primeiro foi a música rancheira do Vicente Fernández já publicada neste blog alguns meses atrás, foi da cantora popular Julieta Venegas.

Ela é mexicana, tem um estilo que lembra a Marisa Monte com chile (sem comparações por favor), e toca uma música bastante agradável. Não percam seu DVD MTV Unplugged! Tem inclusive uma participação especial da Marisa Monte na ótima faixa Ilusion.

Try before you buy? Clique abaixo:

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Certas decisões....

A vida é feita de decisões.

Das menores até aquelas decisivas, a todo momento estamos tomando decisões.

E é o conjunto destas decisões que vamos tomando ao longo de nossa estadia aqui na terra que vai construindo nosso destino, nossa história, nosso futuro.

Algumas são tão banais e singelas que nem nos damos conta delas. Outras passam desapercebidas, apenas algum tempo depois nos damos conta de que deveriam ter sido mais ponderadas.

Muitas vezes nos deparamos em situações que remetem à decisões tomadas muito tempo atrás, algumas vezes então nos arrependemos e ficamos imaginando como teriam sido as coisas se elas tivessem sido diferentes. Bobagem, depois de tomadas, as decisões já não podem mais ser mudadas.

Bom, isso tudo pra dizer que exatos dezoito anos atrás eu concretizava a decisão mais certa que tomei em toda minha vida: Casar com a mulher que até hoje eu amo mais que tudo no mundo!

Eu nem quero imaginar o que teria sido de mim se não tivesse tomado esta decisão... Não tenho a menor dúvida de que esta decisão foi acertada, e a cada novo ano de felicidade ao seu lado esta certeza se solidifica mais ainda.

Sandra meu amor, eu te Amo muito!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Estou Voltando...

Hoje é dia de viagem!
Desta vez estou fazendo um itinerário maluco: Lázaro->México->Miami->Rio->Belo Horizonte.
Saio na sexta de manhã daqui de Lázaro, e só chego em casa no sábado às 10:30hs, numa maratona de 26 horas. O mesmo tempo que levamos pra ir pro Japão no ano passado.

Ninguém merece.....

E com o dólar a R$2,20, nem vai valer a pena passar pelo free shop de Miami.

Mas tá valendo. Só de saber que tô indo encontrar meus amores, tenho certeza que o tempo vai passar rapidinho, e num piscar de olhos já estarei lá, em casa, minha casa, meu lar.

Até lá então!!!

Terra dos Fuscas.

Ainda Acapulco....
Aqui muitos, mas muitos mesmo, táxis são os velhos e bons Volkswagen Sedan.

Lembrei da época em que eles reinavam também lá no Brasil. Com o banco de passageiro arrancado (o que aqui parece não ser a prática) para facilitar a entrada e saída dos passageiros.

Na cidade do México também era assim, mas uma lei municipal exigindo que táxis tenham quatro portas acabou com o longo reinado dos fuscas.

Mas não aqui em Acapulco. Aqui eles ainda reinam absolutos, preenchendo as ruas com suas cores e em muitos casos, luzes.

Legal!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Ley Seca.

Outra semelhança: aqui também há lei seca em dia de eleição. A partir das 0:00hs de domingo, não se pode mais vender bebidas alcóolicas.

Pensando bem, talvez esta lei seca seja algo mundial, de qualquer forma, aqui ela parece ser levada a sério.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eleições aqui também!


No domingo dia 5 estava também tendo eleições municipais no estado de Guerreiro, onde fica Acapulco.

Diferentemente do Brasil, no México as eleições distritais não ocorrem necessariamente na mesma data, Ao contrário do estado de Guerreiro, em Michoacán não teve eleições no domingo. Aliás, nem parece estar em processo de campanha eleitoral.

Vejam pelas fotos que o processo de votação é manual, e as seções eleitorais são mais "expostas" que as nossas, algumas delas estavam na beira da estrada, de onde tiramos as fotos.

As urnas são distintas por cargo eletivo, ou seja, tem mais de uma cédula eleitoral por eleitor.

Os deputados são eleitos por um período de 3 anos, São 500 no total, 300 eleitos em sistema de maioria relativa por distrito e 200 por listas de representação proporcional regional.

Os senadores, são 128 eleitos de uma só vez por um período de 6 anos.

Depois de sua independência, o México foi governado por um mesmo partido por mais de 70 anos, por essas e outras ainda existe muita desconfiança no sistema eleitoral e sua lisura.


A cidade de Acapulco estava cheia de cartazes, isto é, nos bairros, pois no centro turístico e nas praias parece que eles preservam o "visual" para os turistas.









segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tortugas Marinas.

O litoral do estado de Michoacán onde fica a cidade de Lázaro Cárdenas é região de proteção de tartarugas marinhas. Não parece que tem nada tão estruturado como o projeto Tamar aí do Brasil, mas o governo ajuda algumas organizações não governamentais e associações de pescadores para protegerem a espécie.

Durante a desova, que pode durar de 3 a 4 horas, uma tartaruga pôe de 60 a 100 ovos. Porisso que geralmente ela coloca os ovos à noite, pois no calor do dia pode morrer de insolação.

Daí, com os ovos enterrados ela volta para o mar. cerca de dois meses depois os filhotes instintivamente cavam até a superfície e vão para o mar.

Os pescadores recebem cerca de USD5 (que mixaria) por noite para desenterrar os ovos e colocá-los em tortugários cercados para evitar o roubo dos mesmos.
Quando nascem as tartaruguinhas, eles às colocam em baldes e depois de um ou dois dias as soltam no mar, próximo ao final da tarde onde as chances delas sobreviverem são maiores.


Um final de semana ficamos sabendo que um tartarugário iria iniciar a devolver os filhotes ao mar. Fomos conferir. De quebra, presenciamos uma tartaruga desovando, o que é mais raro de se ver.

A tartaruguinha que eu tive o privilégio de devolvar ao mar estava super ligada. Foi só colocá-la na areia que já começou a caminhar em direção ao mar. É impressionante esse negócio de instinto. Ele ia com passos rápidos de, bem, tartaruga, e logo vinha uma onda e a jogava de volta ao ponto de partida. Sem demonstrar arrependimento ou dúvida, voltava a caminhar em direção ao seu destino...

Umas quatro tentativas depois a onda já não conseguiu devolver a decidida tartaruga para a praia. Estava agora lançada a sorte.


Poucas sobreviverão aos peixes, pelicanos, seres humanos, enfim, toda sorte de predadores naturais.


Se sobreviver, no entanto, poderá viver mais de cem anos. Se for fêmea, ao atingir a idade adulta, voltará para a mesma região cerca de quatro vezes ao ano para colocar ovos e assim garantir a sobrevivência de sua espécie.




Boa sorte pequena tartaruga!

sábado, 4 de outubro de 2008

Acapulco, 7:30hs

Foto tirada agorinha mesmo da sacada do meu quarto do hotel em Acapulco onde viemos passar o final de semana.

Foram 5 horas de viagem pra vencermos 340km de uma estrada de pista simples que não avisa onde os quebra-molas se escondem.

Pra quem me conhece e sabe que mesmo com placas, avisos e tudo mais eu teimo em desafiar os quebra-molas, pode imaginar a situação do fundo do carro...

Primeira impressão (com grandes chances de erro): uma graaande Guarujá que não recebe apenas paulistas como turistas.

Manterei vocês informados.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O México em guerra.

A situação da segurança do México não anda nada boa.
A gente ouve uma notícia ou outra, vai juntando as partes, vê os caminhões do exército por toda a parte, batidas policiais e barricadas nas estradas....

Vivemos situação semelhante no Brasil na época da guerra ao PCC, lembram?

Pois é, ontem saiu uma notícia no UOL que explica bem o que está passando aqui. É comprida, mas vale a leitura.

Quanto a mim e a minha equipe, não se preocupem, não estamos dando "bobeira"...

Cliquem neste link para ler a notícia: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2008/10/01/ult581u2815.jhtm

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ipod aqui não!

Dentro da fábrica não pode celular, nem MP3, muito menos Ipod.... Não sei como a meninada de hoje vai fazer pra aguentar as 8horas da jornada de trabalho sem uma musiquinha pra escutar.... Crise de abstinência na certa!

terça-feira, 30 de setembro de 2008

A bandeira mais bonita do mundo.

Começou como quem não quer nada. Um brasileiro radicado na Espanha criou uma lista no site 20minutos.es para eleger a bandeira mais bonita do mundo.

Entre 104 opções de flâmulas nacionais, os internautas podiam votar na bandeira que mais gostasse.

O boca-a-boca funcionou, e o concurso acabou recebendo mais de 7 milhões e meio de votos!

Qual ganhou? A do México, com mais de 900 mil votos! Em segundo ficou a do Peru com míseros 340 mil votos. A do Brasil apareceu apenas em quinto lugar... E olha que o "O Globo" ainda deu uma forcinha noticiando sobre a votação.

A classificação final acabou assim:
1º MÉXICO
2º PERÚ
3º GUATEMALA
4º REPÚBLICA DOMINICANA
5º BRASIL
6º ESPANHA
7º URUGUAI
8º ARGENTINA
9º CANADÁ
10º PORTO RICO

Concordam? Discordam? Podem comentar e protestar à vontade, mas desde a eleição das novas maravilhas do mundo, onde o Cristo Redentor foi eleito (também em votação via internet) e ficaram de fora por exemplo: Acrópolis, Templo de Kiyomizu, Torre Eiffel, Piramides de Gizé no Egito entre outros, não temos muito do que reclamar, não é mesmo?

Quer conferir? Clique nos links abaixo:

Concurso das bandeira mais bonita: http://www.20minutos.es/noticia/395114/0/mexico/lista/banderas/
Concurso das 7 novas maravilhas do mundo:
http://www.new7wonders.com/classic/en/n7w/results/

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Multinacional

Faz alguns anos tem um ônibus que faz transporte escolar em Lagoa Santa que é conhecido como "Tata jara", numa referência óbvia às mundialmente famosas organizações Tabajara...

O que não sabíamos é que ela era uma potência multinacional.

Em viagem ao México eis que nos deparamos com um ônibus de sua filial localizada em Lázaro Cárdenas:

É a Tata Lazaro! Será que é parte do grupo indiano Tata?

domingo, 28 de setembro de 2008

Viva México! - Parte 2: El Grito

Mais sobre as comemorações da independência do México...

No Brasil, que eu me lembre, acontece uns desfiles das forças armadas, o que talvez seja uma tradição torta que sobrou dos idos tempos dos militares... bem caidinho e velho. A verdade é que ninguém liga mais.

Bom, aqui no México a tradição é a seguinte:

Durante o mês de setembro, "o mês da nossa nação" como é chamado no México, restaurantes servem pratos tradicionais da cozinha mexicana.

Na noite da véspera do dia da independência, 15 de setembro, pessoas começam a se reunir em Zócalo, a praça central da Cidade do México, onde também fica o palácio do governo. Muitos vestidos com seus trajes típicos, alguns em trajes indígenas. Os que não vão assim vestidos, usam adereços nas cores da bandeira.

Bandas de música Mariachi tocam para a massa. A euforia coletiva vai tomando conta de todos.

Às 23:00hs, quando a praça já está cheia, o presidente chega para proferir o grito da independência. Ele grita o nome dos heróis mexicanos, terminando com um sonoro "Viva México!". O povo todo repete: "Viva!". Ele então toca o mesmo sino que tocou na noite da independência, e depois uma queima de fogos toma conta dos céus.

Se quiserem, dêem uma olhadinha no youtube abaixo. É um resumo do grito deste ano.... Bem mais participativo e alegre, concordam?

sábado, 27 de setembro de 2008

Viva México!

16 de setembro foi comemorado o dia da independência do México. Praticamente um mês antes o país começa a pintar-se de vermelho, branco e verde, as cores da bandeira. Em cada esquina camelôs vendendo bandeiras, enfeites de carros, sombreiros, bonequinhos típicos, enfim todo tipo de bujinganga.

É interessante pois eles não tem tantos motivos como nós brasileiros deveríamos ter para comemorar nossa independência. O momento econômico do Brasil é melhor do que o mexicano. O México está vivendo uma fase séria de problemas de segurança com sequestros e atentados, o Brasil já viveu momentos piores. Gostemos ou não, o Lula está com sua popularidade até a tampa, como "nunca antes se viu na história deste país..."

No entanto no Brasil não comemoramos nossa independência nem com um décimo da intensidade do que eles comemoram no México.

Me pergunto onde foi que perdemos este amor pela bandeira, pela nossa terra, por nossa pátria. Alguém sabe?

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Vela na Empada...

Não é a primeira vez que passo meu aniversário longe de casa.

Já aconteceu em anos anteriores, quando meu aniversário caía num dia útil de estar em Timóteo.

Mas infelizmente este ano meu aniversário caiu num dia em que estou no México.

Este final de semana, ainda no Brasil, ganhei presentes e bolo. Tá ótimo. Não ligo pra festa de aniversário mesmo. Depois dos quarenta deixa de ser novidade e passa a ser como uma data que te desafia com crueldade a refletir se você está utilizando bem os cada vez menos anos que te faltam...

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

De volta, de novo....

Semana passada no Brasil. Que bom!
Deu pra mater um pouco das saudades do nosso país, mas principalmente das pessoas que amo.

Esta semana de volta ao México para mais 20 dias de projeto.... e de muita pimenta, e de piriri, e de muito calor.

Não pensem que é fácil pois não é.

sábado, 13 de setembro de 2008

Parabéns meu filho!

Essa hoje é especial pra ele.

Ele é aquele que acha que não deixamos ele fazer nada, no entanto tudo que fazemos é por ele.

Ele é aquele que nos faz levantar da cama antes das seis sem reclamar para ouvi-lo reclamar.

Ele é aquele por quem se necessário sacrificaríamos tudo para que ele não precise se sacrificar.

Ele é aquele que quanto mais queremos que seja melhor que agente, mais parecido conosco fica.

Ele é meu filho, meu único e especial filho que hoje completa 17 anos.

Filhão, parabéns! Tudo de bom!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Lucha Libre

Praça de alimentação do Aeroporto do México. Quinta à noite de 11 de setembro ( credo ) e forma-se uma pequena multidão em volta de alguma personalidade... Flashes e mais flashes. Autógrafos e mais autógrafos... Quem será? Astro de cinema? Jogador de Futebol? Galã de novela?

Nada disso. É um lutador de luta livre, que aqui no México é estranhamente popular. E reparem pela foto que a popularidade não é apenas entre as crianças...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Estos Celos

Brincamos que no dia que começarmos a gostar da pimenta e da música mexicana, é porque estará na hora de ir embora...

A verdade que a capacidade de adaptação do ser humano é fantástica. E de fato com o passar do tempo as músicas começam a soar menos estranhas e as comidas menos apimentadas...

Tem uma música de um tal de Vicente Fernández chamada Estos Celos que eu tô curtindo pra caramba. É música rancheira da boa aqui do México (como música caipira do Brasil).

Aí toquei pra minha família e eles acharam a maior graça de eu ter achado a música bonita!!!

Fiquei assustado, pois pode ser que eu esteja num processo avançado de aculturação. Talvez seja realmente hora de voltar pro Brasil e beber de nossa água pra reestabelecer meu juízo...

Bom, abaixo copio o clip da música no Youtube, e coloco a letra da música. Quero a opinião sincera de vocês: A música não é bacaninha?




Te Mire...
Estabas tan bonita .... Tan sensual
te imagine ajena y me hizo mal
haaaaaay hay amooooor
haaaaaay hay que dolor
que tarde comprendi
contigo tenia todo y lo perdi
te mire
con tu melena al viento
y tu mirar
al raz de tu escote
tu lunar
hayyyyyyyy hay amoooooor
hayyyyyyyy hay que dolor
hoy vuelvo a pensar
que no voy hacer yo al que vas amar
Estos celos me hacen daño me enloquecen
jamas aprendere a vivir sin ti
lo peor es que muy tarde comrendi., si, si
contigo tenia todo y lo perdi
contigo tenia todo y lo perdi
Te mire me
confundio el llanto..
que rodo
surgio una esperanza
pero no
nooooooo ya no hay amor
nooooooooo y fue mi error
y hoy me muero de pensar
que no voy hacer yo el que vas amar
Estos celos me hacen daño me en loquesen
jamas aprendere a vivir sin ti
lo peor es que muy tarde comprendi, si ,si
contigo tenia todo y lo perdi
contigo tenia todo y lo perdi

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Uma visita nada especial.

Apesar da imprensa ser livre, pelo menos aqui no meu blog, eu me permiti "priorizar" algumas notícias para depois da visita da minha família.

Não iria acrescentar nada eu mostrar a foto acima tirada pouco depois das sete da manhã no banheiro do hotel.

Não que eles fossem desistir de vir, mas iriam talvez ficar cismados à tôa, não é mesmo?

Interessante que sempre ouvi falar que Lagoa Santa é infestada por escorpiões, mas quis o destino que meu primeiro contato real com um desses fosse ocorrer aqui no México.

domingo, 7 de setembro de 2008

De volta...

Mais de um mês depois de minha última postagem resolvi tomar coragem e retomar o meu blog.

O que me motiva mais são vocês que estão lendo estas linhas agora. Continuem protestando pois só assim continuarei encontrando forças para manter vivo este blog.

Agora, nesta tarde chuvosa de domingo, enquanto minha família e meus amigos se divertem aí no feriado de sete de setembro, eu aqui sozinho no quarto frio do hotel me seguro para aguentar mais uma que será minha quinta-semana seguida aqui na terra dos mariachis.

A saudade é grande, muito grande. Coisas pequenas e banais daí, aqui adquirem um valor quase surreal para aqueles que estão longe.

Mas o que faz falta mesmo é o abraço quente e suave da mulher que amo, sua eterna forma positiva de encarar a vida e seus desafios, a maneira doce como mantém eu e o meu filho unidos em torno do seu amor.

Faz falta meu filho, acordá-lo ainda de madrugada e preparar com carinho um mixto quente como seu café da manhã. Aceitar seu mau humor e implorar um beijo antes que saia de cara fechada para a escola.

Faz falta meus pais, irmãos, cunhados, sobrinhos, minha sogra, meus amigos, enfim todos.

Faz falta uma farofinha pra acompanhar o arroz e o pescado apimentado daqui.

Faz falta o pão da padaria Florença.

Faz falta o caldo do Nem.

Faz falta a picanha do Travessia 2001.

Faz falta o pão de alho da Eva.

Faz falta minha rotina, que cada vez parece mais distante de minha realidade...

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Esta semana estou acompanhado

Caros leitores,

Como talvez vocês já saibam, esta semana estou recebendo a visita de minha querida família.

Demorou muito pra chegar, mas finalmente eles estão aqui!!!

Obviamente estarei passeando com eles, tentando mostrar os encantos do México.

Então peço a compreensão de todos, não estaremos publicando notícias com a mesma frequência.

Mas voltem de vez em quando. Os comentários de vocês é que nos mantém motivados a continuar escrevendo.

Abraços a todos!

domingo, 20 de julho de 2008

Cocodrilos


Em nossa última visita à Ixtapa visitamos um Cocodrilário.



Só isso, sem muitas novidades. Um monte de jacaré junto. Meio caidasso.



Mas preso não tem a mesma graça de cruzar com um enquanto nada ou anda pelas estradas. Quem sabe antes de voltar pro Brasil acabe cruzando com algum?

sábado, 19 de julho de 2008

Puntos de Reunion

Como todos os países onde há riscos de terremoto, todos os prédios aqui tem um ponto de encontro do lado de fora.

São coisas que a gente não tem o costume no Brasil.

Aqui em Lázaro foi o epicentro de um grande terremoto ocorrido nos anos 80. Preciso pesquisar mais sobre isso.

O pessoal diz que ainda este ano um terremoto de proporções médias deve abalar a região.

Mas aparentemente isso não assusta o pessoal... Eles estão preparados para coisas como esta.


Já a gente....

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Pizza é Pizza...

De vez em quando a gente cansa da comida Mexicana, e aí o nosso porto seguro tem sido a tradicional Pizza.

Aqui não tem tantas pizzarias como no Brasil, afinal a influência Italiana aqui é mínima. Mas tem a rede Domino's, e algumas pizzarias "tradicionais" parecidas com as brasileiras.

Não dá pra comparar com as de São Paulo (que por sinal muitos dizem que não são comparáveis nem com as Italianas), mas são bem honestas.

Um pouco de influência americana (como a utilização de salsicha por exemplo), mas muito saborosas.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Experiência Internacional

Faz muito tempo que estava querendo passar por uma experiência de trabalho internacional. Não apenas visita a uma fábrica em outro país ou participação em um seminário de uma semana na Europa.

Queria coisa grande. E acho que isso agora tá acontecendo.

Sabe como me dei conta disso? Foi outro dia numa reunião com o Diretor Comercial da empresa que percebi:

Estava eu, um brasileiro, trabalhando no México, aprendendo espanhol, mas levando um esculacho em inglês de um indiano.

Quer algo mais internacional que isso??????

sábado, 12 de julho de 2008

Até que enfim é sábado....

Dia de descansar pois, como a foto abaixo mostra, até os mexicanos curtem um merecido descanso depois de uma semana de trabalho puxado.
Um bom final de semana a todos vocês!