domingo, 28 de setembro de 2008

Viva México! - Parte 2: El Grito

Mais sobre as comemorações da independência do México...

No Brasil, que eu me lembre, acontece uns desfiles das forças armadas, o que talvez seja uma tradição torta que sobrou dos idos tempos dos militares... bem caidinho e velho. A verdade é que ninguém liga mais.

Bom, aqui no México a tradição é a seguinte:

Durante o mês de setembro, "o mês da nossa nação" como é chamado no México, restaurantes servem pratos tradicionais da cozinha mexicana.

Na noite da véspera do dia da independência, 15 de setembro, pessoas começam a se reunir em Zócalo, a praça central da Cidade do México, onde também fica o palácio do governo. Muitos vestidos com seus trajes típicos, alguns em trajes indígenas. Os que não vão assim vestidos, usam adereços nas cores da bandeira.

Bandas de música Mariachi tocam para a massa. A euforia coletiva vai tomando conta de todos.

Às 23:00hs, quando a praça já está cheia, o presidente chega para proferir o grito da independência. Ele grita o nome dos heróis mexicanos, terminando com um sonoro "Viva México!". O povo todo repete: "Viva!". Ele então toca o mesmo sino que tocou na noite da independência, e depois uma queima de fogos toma conta dos céus.

Se quiserem, dêem uma olhadinha no youtube abaixo. É um resumo do grito deste ano.... Bem mais participativo e alegre, concordam?

2 comentários:

Anônimo disse...

No Brasil temos tamanha empolgacao na copa do mundo de futebol...e claro no carnaval. Mas acredito que estamos progredindo, cada vez mais percebo uma consciencia politica surgindo em todas camadas sociais. Ainda demora mas temos que ter fe e fazer a nossa parte ne?

Anônimo disse...

Essas notícias me fazem sentir uma certa inveja e um certo saudosismo.Na minha infancia a independencia era comemorada com mais vibração, com mais pessoas nas ruas.Eu penso que colocaram o nosso nacionalismo em um futuro que nunca chega e esqueceram de valorizar o que temos de bom e de melhor: a nossa gente e a nossa terra. Cabe aos pais a missão de transmitirem aos filhos o sentimento de orgulho de ser brasileiro.
Somos tão bons quanto os melhores do mundo!!!
A minha geração falhou, tenho fé e esperança que a sua conseguirá.
Bjs
Mami