quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sabor de Brasil.

Por mais incrível que possa parecer, aqui em Lázaro Cárdenas tem uma churrascaria típica brasileira. O Campeiro.

Quando a primeira equipe do projeto desembarcou por aqui, lá pelos idos de abril, eles foram a este restaurante e saíram reclamando bastante.

Depois disso ninguém mais voltou lá. Novas pessoas entraram na equipe, eu inclusive, e por influência desta primeira infeliz experiência, nunca fomos no tal do restaurante brasileiro. Como se fosse uma fraude. Um desrespeito ao nosso tradicional churrasco tão melhor que os mexicanos.

Bom, outro dia, por falta de opção num sábado chuvoso, decidimos experimentar o restaurante.

Grata surpresa. Nada do outro mundo, mas uma churrascaria rodízio com uns pôsteres antigos do Brasil, faca tramontina de cabo de madeira, caipirinha de cortesia, feijão preto, aquela farinha pra churrasco, e umas carnes feitas na brasa que tentam imitar os cortes do brasil.

Veja bem, se você sai do Brasil e na mesma semana vai almoçar ali, certamente vai reclamar, dizer que é ruim e coisa e tal.

Mas depois de duas semanas direto no México, e quase seis meses mais aqui do que aí, tudo no restaurante adquire um significado especial, o feijão fica mais saboroso, a caipirinha especial e a carne saborosa e macia.

Saímos do restaurante com um sabor de arrependimento por não ter vindo antes e vontade de voltar mais vezes.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Extorsiones Telefônicas

Às vezes a gente bate com uma ou outra coisa igual a que temos no Brasil e fico me perguntando quem é o exportador e quem é o importador.

Tem uma música do Soda Estereo, um conjunto argentino muito popular também aqui no México chamada "De Musica Ligeira" que eu jurava que era do Capital Inicial (À sua Maneira)... Nessa a gente importou.

Outro dia topei com um aviso alertando sobre "extorsiones telefonicas". Achava que este golpe era fruto da criatividade criminal brasileira, carioca da gema. Produto de consumo apenas para o mercado interno.

Mas agora estou em dúvida. Não sei mais se estes golpes também não foram importados...

É a tal da globalização.....